Equipamentos Desportivos – Colégio do Rosário

COBERTO SOBRE CAMPO POLIDESPORTIVO

Estrutura abobadada em vigas de madeira lamelada, com um vão de 25 mts, apoiadas sobre pilares de betão descofrado. A cobertura, de chapa metálica, incorpora lã de rocha para isolamento térmico e sonoro. Os paramentos verticais são abertos, sendo criado na fachada a sul um réguado de madeira para evitar encadeamentos e entrada de chuva. Sapatas de grandes dimensões contrariam eventuais esforços ascendentes por acção do vento. Os elementos de madeira conferem conforto visual a todo o espaço.

PISCINA COBERTA E SALAS DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS

Exteriormente o edifício constrói-se pelo encaixe de dois volumes. O primeiro integra uma piscina de 25 mts e 3 salas para a prática de ginástica, ballet, judo, etc.

Este volume, abobadado, segue o tema das coberturas curvas metálicas, já anteriormente utilizado nos edifícios que albergam os equipamentos desportivos no Colégio. Possui uma estrutura ligeira mista, composta por vigas de madeira lamelada, apoiadas sobre pilares metálicos curvos. Vigas metálicas (treliças) vencem o vão sobre a piscina e apoiam o pavimento das salas de actividades.

O segundo volume, a facejar a via pública, é em estrutura de betão armado com cobertura plana, paredes rebocadas e embasamento em betão descofrado, transmitindo uma ideia de solidez.